quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Cordel Natalino



Cordel Natalino

Cordel feito em parceria por João Carlos Nogueira e Felipe Amaral

1
Eu estava a caminhar
Em pleno mês de inverno
Com minha linda gravata
E o meu preferido terno
No natal, rindo e cantando,
Sempre grato ao pai eterno.
2
“Me peguei” admirando
Os enfeites da cidade:
Os pisca-piscas com sua
Grande luminosidade.
E, aí, revesti o peito
De amor e felicidade.
3
Entoei cantigas belas
Que tocam o coração
E as cantei com alegria,
Ao demonstrar emoção
Às pessoas que me viam
E ouviam cada canção.
4
Na semana do natal
Gosto muito de passar
Na praça pra ver o povo
Tão contente a conversar,
Porque é só nessa data
Que a plena paz vem reinar.
5
No natal sempre passeio
Para olhar a rua e ver
Os amigos que vieram
De longe pra conhecer
Essa cidade onde eu vim
Sorrir, sonhar e viver.
6
Amigos que conheci
Pelos diversos lugares
Onde a saudade hoje reina
E obscurece os ares.
Cantos que, ao ver, eu relembro
Que já fiz dos quais meus lares.
7
Hoje eu moro aqui e sei
Que me sinto muito bem,
Pois só aqui acho um clima
De paz o qual me convém.
E é nesse lugar que encontro
O que outro lugar não tem.
8
Chega o dia vinte e quatro,
Que é a véspera natalina
E, com carinho, eu preparo
Minha casa pequenina
Pra receber meus parentes
Para essa festa divina.
9
A mesa fica repleta
De tudo o que é de comida
E, pra se fartar da ceia,
A gente outro alguém convida...
E o povo fica feliz
E mais feliz a guarida.
10
Os parentes presenteiam
Outros parentes no lar.
E, eu, alegre, então, coloco
Uma música pra tocar,
Que é pra' animar o local
E o povo poder dançar.
11
Dia vinte e cinco acordo
Com um ar de alegria.
Abro a janela e respiro
A brisa da ventania
E ainda chamo os parentes
Pra festejar nesse dia.
12
Depois do natal, eu choro,
Querendo tê-lo de novo
E, aí, a casa se enche
De saudade do meu povo.
E eu, vendo o natal findado,
“Me lastimo” e me comovo.
13
A festa de fim de ano
Chega, mas não é igual
Àquela que a gente faz
Quando é dia de natal
E, por isso, eu não me gabo.
Se acaba o ano e eu me acabo
Quando o mês chega ao final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário